Brasil se destaca como um dos principais mercados globais de bebidas

Publicado por: Comunicação e Imprensa | Em: 10/07/2025


O Brasil mantém sua posição de destaque como um dos principais mercados globais de bebidas, com expressivo crescimento previsto para os próximos anos. Dados apresentados por Richard Clemens, Diretor Executivo da VDMA, no Roadshow da drinktec 2025, realizado em São Paulo por Yontex, Messe Muenchen e a VDMA, reforçam esse cenário.

Em 2024, o país ocupou o 6º lugar no ranking mundial de bebidas não alcoólicas, com consumo de aproximadamente 29 bilhões de litros. Para o período 2024‑2028, a Euromonitor projeta um crescimento de cerca de 10% nesse segmento. Na América Latina, o consumo total ultrapassou 115 bilhões de litros, com refrigerantes representando 63 bilhões, água engarrafada 33 bilhões e sucos cerca de 12 bilhões litros, segundo dados apresentados pela Afebras.

No segmento de bebidas alcoólicas, o Brasil figura como o terceiro maior consumidor global, com pouco menos de 16 bilhões litros – mais de 90% desse volume proveniente da cerveja, principal bebida consumida em território nacional. A América Latina ocupa a terceira posição global, com 42 bilhões litros de bebidas alcoólicas consumidas.

As máquinas e equipamentos para processamento e embalagem também cresce. Em 2023, o Brasil se destacou como o maior mercado da América do Sul e entre os 20 globais, com importações que somaram €749 milhões – alta de 18,5% sobre 2022. Os principais fornecedores foram Itália e Alemanha. Já as exportações brasileiras de máquinas totalizaram €260 milhões, com destino aos EUA, Paraguai, Argentina, Bolívia, México e Colômbia.

De acordo com a AFABBRA, o mercado brasileiro de bebidas caminha para mais um ciclo robusto de crescimento impulsionado por: aumento do consumo de bebidas não alcoólicas e alcoólicas, forte demanda por máquinas e tecnologias de processamento e embalagem, inovações e tendências mais saudáveis e sustentáveis e ambientes que promovam networking, conhecimento e novos negócios. “Essas projeções reforçam a necessidade de investir em inovação, eficiência de processos e sustentabilidade, a fim de aproveitar as oportunidades desse mercado em expansão e elevar a competitividade das indústrias brasileiras de bebidas”, destacou o diretor Executivo da AFABBRA, João Carlos dos Santos.

Fonte

https://embanews.com.br/mercado-brasileiro-de-bebidas-deve-continuar-ciclo-de-crescimento-nos-proximos-anos/