Mapa adota medida preventiva em fábrica de bebidas no Ceará

Publicado por: Assessoria Regulatória e de Qualidade | Em: 04/06/2025


Ação tem caráter cautelar e reforça compromisso com a segurança dos alimentos e a confiança do consumidor

 

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu temporariamente, em 3 de junho de 2025, as atividades de produção e envase de uma fábrica de bebidas localizada no Ceará. A medida foi tomada de forma preventiva, em consonância com a empresa, para apuração de um vazamento no sistema de resfriamento da linha de produção.

A equipe de fiscalização constatou que, durante o processo produtivo, houve contato entre os produtos em elaboração e o líquido utilizado no sistema de resfriamento. Esse *líquido contém álcool de grau alimentício que não oferece risco elevado à saúde e não inclui substâncias tóxicas.

Até o momento, não há confirmação de contaminação dos produtos, mas, por precaução*, aproximadamente 9 milhões de litros aguardam análise laboratorial. A medida visa garantir que todos os itens estejam plenamente adequados para o consumo antes de serem comercializados.

A suspensão das atividades será mantida apenas até que a empresa conclua as correções necessárias, já em andamento, e comprove a eliminação de qualquer risco à segurança do processo, podendo ocorrer ainda nesta quarta-feira (4).

O Mapa reforça que atua continuamente para assegurar a qualidade dos alimentos produzidos no país e que medidas preventivas como essa são parte dos seus protocolos de fiscalização, com foco na transparência, no cuidado com a saúde da população e na confiança do consumidor.

 

 

 

 

Fonte

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/mapa-adota-medida-preventiva-em-fabrica-de-bebidas-no-ceara